Starter Kit para Linux embarcado: TELIT GE863-PRO3

Poste e leia aqui notícias sobre acontecimentos envolvendo distribuições GNU/Linux e Linux em geral.
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador
Mensagens: 140
Registrado em: 11 Out 2009, 01:42
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Starter Kit para Linux embarcado: TELIT GE863-PRO3

Mensagem: # 1131Mensagem não lida Igor Isaias Banlian »

Starter Kit para Linux embarcado: TELIT GE863-PRO3

Enviado por Miguel Alexandre Wisintainer (tcpipchip@hotmail.com):

“TELINUX: Nos 30 anos que trabalho com eletrônica microprocessada (6502, 8080, Z80, 8051, 80251, 80196, 8088, 80188XL, SAB166, COP8, Holtek, PIC, AVR, 68HC11, TMS370, Parallax, ARM7, ARM9), o microprocessador que mais me chamou a atenção foi o ARM9, isto porque o mesmo permite rodar máquinas virtuais bem como o Sistema Operacional Linux com um custo mais acessível.

Baseado nisto e na experiência em 2005 com uClinux (sem MMU), me levou a desenvolver o Starter Kit com o módulo GE863-PRO3 da TELIT (ARM9 AT91SAM9260) o qual pode ser gravada imagem do Linux. Outra motivação foi a presença de documentação satisfatória sobre o módulo, diferente de outros módulos que tem documentação muito segmentada e difícil de juntar tudo.
Imagem

Como “hobby”, durante 10 meses trabalhei no protótipo. Várias foram as versões: 1.0, 2.0 e finalmente a 2.1; nesta última, acrescentei a opção de saída VGA 80x40 VT100 e um entrada PS/2. As características do Starter Kit são: 1 Ethernet, 2 USB Host, 1 leitor MMC, 128MB Flash, 64MB RAM, Drivers para dispositivos (teclado, I2C, Webcam, etc.), Linux REAL, 1 Modem GSM/GPRS, 10 GPIOs, 1 I2C, 1 SPI, 1 serial para debug/upgrade, 1 serial para GPS, 1 serial para uso geral, 1 buzzer, 1 saída VGA 40x80 (modo texto), 1 JTAG, Eclipse, C++, Python, 1 RTC.

Interessados em comprar o Starter Kit ou projeto favor entrar em contato via tcpipchip@hotmail.com.”

Fonte: http://br-linux.org/2011/starter-kit-pa ... e863-pro3/


Nota do Igor: Achei bem interessante esse "Starter Kit", poderia também ser usado em robótica amadora, com certeza de forma bem mais fácil e robusta que o Arduino/Freeduino, bem como para um pequeno servidor Web caseiro, ou de FTP, ou um Tracker de Torrent, ou ainda algum projeto remoto envolvendo GPS, como um aeromodelo (avião, helicóptero ou quadricóptero) controlado remotamente, entre várias outras possibilidades...

O problema todo é o preço, isso deve ser caríssimo (suponho que perto dos R$500,00 reais), e se for mais de R$50,00 está fora dos meus planos pelo resto da vida, a menos que eu tenha patrocínio, kkkkkkkkkk! ;)

Obs.: Enquanto isso ficarei com meu Z80 original da década de 70 em seu encapsulamento de cerâmica branca com uma capinha quadrada dourada de metal por cima do núcleo, igual o da foto abaixo:

Imagem

(E que não me custou nem um centavo!)

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Responder