Versão 3.0 Release Candidate do Linux é liberada

Poste e leia aqui notícias sobre acontecimentos envolvendo distribuições GNU/Linux e Linux em geral.
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador
Mensagens: 140
Registrado em: 11 Out 2009, 01:42
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Versão 3.0 Release Candidate do Linux é liberada

Mensagem: # 1157Mensagem não lida Igor Isaias Banlian »

Versão 3.0 Release Candidate do Linux é liberada
Novo kernel, batizado de Sneaky Weasel, adota o número 3 para celebrar a entrada na terceira década de existência da plataforma
30 de Maio de 2011 | 15:58h
Imagem

Recentemente vazaram boatos de que Linus Torvalds, o criador do Linux, estava considerando lançar a próxima versão do sistema operacional de código aberto como 3.0. Agora, segundo o site Conceivably Tech, é oficial: o próximo kernel receberá o número de versão 3.0.

De acordo com o veículo, Torvalds postou a atualização 3.0 Release Candidate (RC) no site kernel.org e explicou que a adoção do número 3 foi feita para celebrar a entrada na sua terceira década de existência. Torvalds anunciou o Linux no dia 26 de agosto de 1991 e a versão 2 do Kernel foi lançada em 1996.

Segundo o site H-Online, o novo kernel foi batizado de "Sneaky Weasel" e terá vários novos recursos, incluindo um suporte para Kinect, driver de gráficos atualizados e otimização para plataformas da Intel como Sandy Bridge e Ivy Bridge. Outra característica da nova versão será o sistema de arquivos Btrfs, que continua recebendo melhorias. “Claro que nós tivemos os habituais dois terços de mudanças no driver e algumas correções, mas o 3.0 não tem nenhuma ruptura ou função nova”, explicou o criador.

Para ter acesso à nova versão, clique aqui.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos ... e_liberada


Nota do Igor: Dizem (não está confirmado ainda) que irão tirar suporte a hardwares e padrões muito antigos do Kernel, como MCA, EISA e ISA, e isso é ruim, muito ruim! :evil:

P.S.: Sobre o suporte ao sistema de arquivos Btrfs, o Kernel já suporta ele muito bem, mas o Grub2 não, apesar de afirmar que sim, o Grub2 exibe várias mensagens de erro ao dar boot em partições Btrfs, mas mesmo com tais mensagens de erro a inicialização segue sem problemas... :lol:

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Responder