Asus começa vender Eee PC com Ubuntu instalado

Poste e leia aqui notícias sobre acontecimentos envolvendo distribuições GNU/Linux e Linux em geral.
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador
Mensagens: 140
Registrado em: 11 Out 2009, 01:42
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Asus começa vender Eee PC com Ubuntu instalado

Mensagem: # 1173Mensagem não lida Igor Isaias Banlian »

Asus começa vender Eee PC com Ubuntu instalado
Por Marcos Elias Picão em 6 de junho de 2011 às 02h55

Na semana passada a Canonical anunciou que a Asus passou a vender vários modelos do Eee PC com Ubuntu instalado. Não foram especificados os países e regiões, mas devem ser vários, pelo teor da divulgação.

Os modelos 1001PXD, 1011PX and 1015PX virão com o Ubuntu 10.10, que não é a versão mais recente mas é bem mais confiável - afinal a interface Unity é recente e ainda não agrada a muitos.

Os modelos iniciais do Eee PC vinham com Xandros Linux, que não fez muito sucesso. Logo a Microsoft comprou os empresários oferecendo licenças do Windows XP por um valor extremamente baixo, ganhando de vez o mercado. Até hoje é raro ver grandes vendas de netbooks com Linux, ficando neles o Windows 7 Starter. Os tablets roubaram a atenção, mesmo assim ainda há um público imenso para netbooks.

A Canonical pretende ampliar radicalmente a oferta de computadores e notebooks com Ubuntu, tendo parcerias com Dell, Lenovo e Acer. Uma das metas dela é expandir consideravelmente o número de usuários do Ubuntu ao longo dos próximos meses e anos, tarefa que pode não ser fácil.

Em breve entrevista a PC Pro, um representante da empresa comentou o fracasso das distros anteriores pré-instaladas em netbooks.

"Nos netbooks vendidos anteriormente com Linux, o pessoal não pré-instalou todos os codecs de mídia necessários - não era necessariamente uma experiência fantástica com a web. Isso mudou radicalmente" - disse Chris Kenyon, vice-presidente dos serviços OEM da Canonical.

Nos netbooks da Asus o Ubuntu virá com Flash Player e o Mozilla Firefox, além do LibreOffice. Chris Kenyon ainda comentou com o pessoal da PC Pro que espera ter cerca de 10 milhões de vendas de dispositivos com Ubuntu pré-instalado neste ano.

O Linux espera números grandes assim há tanto tempo, vamos ver no que vai dar. Com certeza a experiência dos usuários será melhor com Ubuntu do que com distros feitas de qualquer jeito só para cumprir requisitos teóricos que alguns integradores experimentaram.

Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/201 ... buntu.html


Abraço,
Igor Isaias Banlian
Responder