[Reportagem] Open Source: conheça e baixe programas!

Use este fórum para falar de outros assuntos não relacionados nos fóruns acima.
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador
Mensagens: 140
Registrado em: 11 Out 2009, 01:42
Localização: São Paulo / SP
Contato:

[Reportagem] Open Source: conheça e baixe programas!

Mensagem: # 404Mensagem não lida Igor Isaias Banlian »

Exibido em: 04/04/10

Open Source: conheça e baixe programas!

Crie sites, PDFs, áudios e muito mais sem pagar nada


Links desta matéria: Já ouviu falar daquele ditado “de graça até ônibus errado!”?. Bom, na internet a história é mais ou menos essa, quem não gosta de utilizar softwares gratuitos, não é mesmo? Mas como ainda há muita coisa gratuita ruim por aí, resolvemos separar o joio do trigo e listamos diversos programas open source disponíveis na web que vão dar uma forcinha nas suas tarefas digitais.

Você precisa editar som, cortar uma música, fazer um podcast? Um programa muito bacana é este aqui, o Audacity. O aplicativo conta com uma interface muito simples de manusear. Facilmente o usuário consegue mixar, cortar, copiar ou colar algum arquivo de som. Também é possível gravar a partir de um microfone ou qualquer outra entrada de linha. Os projetos podem ser salvos em diversas extensões, como MP3 e WAV. Há versões para Mac OS X, Windows, e GNU/Linux.

Mas se o seu negócio é fazer tratamento de imagens, veja o GIMP, este editor de fotos de código-aberto muito parecido com o Photoshop. Por aqui é possível realizar todas as tarefas dos editores mais populares, como a ferramenta de carimbo, dar mais brilho ou contraste, ou até mesmo brincar de distorcer a foto. Como não poderia deixar de ser, ele grava arquivos nas extensões JPG, TIF, BMP e PNG. No começo você até pode ficar meio perdido, mas depois os comandos ficam bem familiares aos seus olhos. Vale a pena testar!

Se você está procurando um software gratuito para comprimir e descomprimir arquivos, o 7-Zip te atende por completo. Para compactar uma série de arquivos, basta selecioná-los e clicar na opção Adicionar. Em seguida uma pastinha será criada. Se você quiser descompactar, é só escolher a pasta, clicar em Extrair Arquivos e serviço feito, tudo bem rápido!

Todo mundo sabe que o pacote Office da Microsoft domina os computadores espalhados pelo mundo. Mas uma boa alternativa gratuita e de código aberto é o BrOffice, que possbilita ao usuário criar planilhas, fazer apresentações em slides, editar arquivos em textos e até transformá-los facilmente em PDF, como neste caso aqui. Para os novatos, há um grande fórum na internet onde os entusiastas trocam ideias sobre a aplicação.

Mas se o seu objetivo é criar um blog ou até mesmo um site, a conhecida plataforma Wordpress é uma das melhores opções. A interface é super intuitiva, o que dá a oportunidade a qualquer usuário leigo criar o seu próprio espaço virtual! E nessa lista não poderia faltar o Firefox, um dos navegadores mais utilizados em todo o mundo. O browser da Fundação Mozilla é considerado um dos mais rápidos do mercado, e hoje está na versão 3.6. O bacana é que você pode personalizar o layout do aplicativo, que disponibiliza milhares de temas diferentes aos usuários.

E aí, curtiu as dicas que mostramos aqui? Quer os links detalhados? Então acesse agora olhardigital.com.br e clique nesta matéria em destaque na home. Lá disponibilizamos também uma lista enorme com diversos programas gratuitos e de código-aberto para você se divertir e incrementar o seu computador! Corre lá!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_ ... eudo=11108

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Responder