IBM OS/2 e eComStation - Tópico Oficial

Use este fórum para falar de outros assuntos não relacionados nos fóruns acima.
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador
Mensagens: 140
Registrado em: 11 Out 2009, 01:42
Localização: São Paulo / SP
Contato:

IBM OS/2 e eComStation - Tópico Oficial

Mensagem: # 4Mensagem não lida Igor Isaias Banlian »

Eu fiz uma coletânia de informações sobre o Sistema Operacional IBM OS/2 e o Sistema Operacional eComStation, sucessor do OS/2! Aqui vai ela:

Screenshots do OS/2 Warp 4:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Screenshots do eComStation 2.0:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Das Übergeek escreveu: OS/2 acena para lembrar ao mercado que ainda está "vivo"
Postado originalmente no dia: 04/09/2009 16:00

eComStation é derivado do OS/2 4.0, desenvolvido em parceria com a IBM

Por Antonio Blanc

O sistema operacional OS/2, originalmente criado por uma parceria entre a IBM e a Microsoft e mais conhecido aqui no Brasil por sua versão “Warp”, lançada na mesma época que o Windows 95, está longe dos holofotes da indústria da informática há alguns anos – mas não está morto. Uma prova é o lançamento nesta semana do eComStation 2.0 RC7 Silver, um sistema operacional que é seu descendente direto.

O sistema é como uma versão “OEM” do OS/2, baseada na última versão comercial (a 4.0) com várias modificações e melhorias, desenvolvida pela Serenity Systems em parceria com a IBM, Mensys e outras empresas. Em relação à versão RC6, lançada no final do ano passado, esta versão traz a correção de mais de 250 bugs.

Além disso tem novos recursos como o suporte a chips de som “Intel HDA” integrados nas placas-mãe modernas, um novo driver de vídeo VESA, possibilidade de instalação do cliente Netware junto ao sistema, interface para a ferramenta de redimensionamento de disco, suporte a processadores multi-core (como o Intel Core 2 Duo e Athlon 64 X2) e muito mais.

Vale lembrar que a Microsoft interrompeu a parceria com a IBM nos primeiros anos do OS/2 e desenvolveu seu próprio sistema operacional empresarial, o Windows NT, que evoluiu para o Windows 2000 e, deste, para os atuais Windows Server e também para os sistemas domésticos XP e Vista. Devido ao sucesso do NT e descendentes, o OS/2 acabou caindo no esquecimento.

A nova versão pode ser baixada gratuitamente por qualquer usuário que tenha uma assinatura válida do “Software Subscription Services”, um serviço que dá direito a uma licença do eComStation 1.2 e atualização gratuita para qualquer versão do sistema lançada no período de um ano. A assinatura custa US$ 259. Mais informações sobre o eComStation podem ser encontradas o site oficial, em http://www.ecomstation.com.

Fonte: http://www.geek.com.br/blogs/832697632/ ... -esta-vivo
Gabriel Torres escreveu: OS/2
Última Atualização: 30 de abril de 2007

Sou estudante de processamento de dados e gostaria de saber mais sobre o sistema operacional OS/2. Como funciona esse sistema? Quais são os seus principais comandos? Onde posso encontrar mais informações sobre o assunto?

O OS/2 tem arquivos de configuração semelhantes ao DOS, um Config.sys e um Autoexec.bat (usado apenas para as sessões DOS). Ele tem uma linha de comando com Dir, Copy, Del e outros comandos. Sua interface gráfica é muito parecida com a do Windows à primeira. Ele se parece superficialmente com o DOS principalmente em virtude do seu objetivo inicial de ser o substituto da IBM/Microsoft para o velho DOS.

A bem da verdade, os sistemas de tecnologia de ponta são todos muito parecidos, no Unix os comandos são diferentes mas a sintaxe é praticamente a mesma. As diferenças estão nos detalhes e talvez por isso o usuário final (atento apenas à superfície) tenha ficado tanto tempo do lado de fora da tecnologia.

Por tudo isso preciso ir além dos comandos principais para falar de OS/2 pois do contrário teria que me limitar a dizer que o OS/2 tem 150 comandos de linha de comando próprios (além do 150 que existem no DOS) usados para controlar multitarefa e certas configurações que não podem existir no DOS e que sua interface gráfica é orientada a objetos de fato. Muito pouco para descrever um sistema operacional, não concorda?

Falemos primeiramente da linha de comando do OS/2. Para ela a memória é plana até 512 MB. Não vai a 4 GB por motivos de compatibilidade. Esta linha de comando conta com uma linguagem batch muito usada em mainframes, o REXX. Esta linguagem é semelhante em poder e facilidade ao Pascal. A sua integração aos recursos avançados do sistema é grande sendo capaz não só de funcionar em multithreading (em modo texto) com também pode usar objetos da interface gráfica e interagir com esta (estes recursos estão plenamente disponíveis desde 1992). Nem mesmo o Unix dispõe de uma linha de comando tão poderosa, uma vez que esta não é integrada satisfatoriamente à interface orientada a objetos (da qual a interface gráfica é apenas a parte visível).

Antes de falar de outros detalhes de utilização penso que vale a pena falar de outros serviços básicos do sistema. Como sistema de arquivos, por exemplo, ele usa o HPFS (embora possa usar normalmente e ao mesmo tempo a FAT) que é parcialmente orientado a objetos, capaz de se auto-desfragmentar e tem grande capacidade de recuperação a falhas e velocidade de localização de arquivos. Utiliza nomes longos reais (como você sabe este recurso é emulado no Windows 95). O JFS (Journaled File System), semelhante ao do AIX (Unix da IBM), permite ainda maior capacidade de recuperação de falhas e mais orientação a objetos. Existe ainda versão do OS/2 que usa a tecnologia Micro Kernel (das universidades Berkley/Carnegie Mellow) sendo capaz de realizar multiprocessamento até 64 processadores, alcançando uma escalabilidade apenas comparável ao do Unix.

Antes de continuar e colocar mais uma fila de vantagens é de bom tom apontar a desvantagem maior: a IBM não deseja direcioná-lo ao mercado médio ou caseiro e pretende concentrá-lo em ambientes NC (Network Computer). Com isso o usuário comum se torna um tipo de proscrito ao usar o sistema.

Dito isso penso que podemos falar na interface gráfica que talvez seja seu ponto mais forte. Para se ter uma idéia apenas agora o Linux começa a se aproximar da Workplace Shell (nome da interface do OS/2 assim como Windows é o nome da do DOS) com os projetos KDE (http://www.kde.org/) e Gnome (http://www.gnome.org/). A Workplace Shell foi a primeira interface gráfica totalmente orientada a objetos do mercado (seguida quase ao mesmo tempo pelo Unix Nextstep de Steve Jobs). Dada a sua pergunta não me aprofundarei muito, direi apenas que a WPS funciona usando o CORBA (http://www.corba.org e http://www.omg.org) o que permite uma consistência de objetos inclusive ao longo da rede. Por exemplo, uma sobra (semelhante a atalho) no OS/2 pode ser criada em outra estação da rede e, mesmo neste caso, quando o objeto original é alterado (ícone ou configuração por exemplo) ou deletado o mesmo ocorre com a sombra. Além disso a implementação da interface sobre a CORBA permite um grau de integração entre aplicativos e extensões à interface de maneiras que não são possíveis em outros sistemas.

O último ponto notável talvez sejam os aplicativos que o acompanham que podem atender à maioria das necessidades de um pequeno escritório além dos programas necessários para utilizar a Rede (Gopher, ftp, telnet etc).

Alguns sites dedicados ao assunto: http://www.os2world.com/, http://www.os2bbs.com/, http://web.os2power.com/yuri/HomePage, http://hobbes.nmsu.edu/, http://www.os2site.com/, http://www.os2hq.com/, http://www.warpdoctor.org/, http://www.os2warp.be/index2.php, http://www.blondeguy.com/ e http://www.os2voice.org. (Roney Belhassof)

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/duvidas/21
Carlos E. Morimoto escreveu: OS/2
Postado originalmente em: "Data Desconhecida"

Desde o início da era PC, a Microsoft e a IBM vinham trabalhando juntas no desenvolvimento do MS-DOS e outros programas para a plataforma PC. Mas, em 1990, a IBM e a Microsoft se desentenderam e cada uma ficou com uma parte do trabalho feito, com o qual tentaram tomar a liderança do mercado de sistemas operacionais.

Alguns brincam que a IBM ficou com a parte que funciona e a Microsoft com o resto, mas a verdade é que apesar de o OS/2 da IBM ser tecnicamente superior ao Windows 95, foi o sistema das janelas quem levou a melhor, pois era mais fácil de usar e contava com a familiaridade dos usuários com o Windows 3.1, enquanto a IBM derrapava numa combinação de falta de investimento, falta de apoio aos desenvolvedores e falta de marketing.

Inicialmente, o OS/2 era incompatível com os softwares desenvolvidos para o Windows, o que era um grande empecilho, já que o Windows era muito mais popular entre os desenvolvedores. Depois de muita negociação, a IBM conseguiu um acordo com a Microsoft, que permitia que o OS/2 executasse o Windows 3.11 dentro de uma máquina virtual, oferecendo compatibilidade com seus programas. Entretanto, o tiro acabou saindo pela culatra, pois desestimulou ainda mais o desenvolvimento de aplicativos nativos para o OS/2, fazendo com que ele acabasse concorrendo (em desvantagem) com o Windows em seu próprio território. Rodar programas Windows dentro do OS/2 era muito mais problemático e o desempenho era inferior, fazendo com que mais e mais usuários preferissem usar o Windows diretamente.

Embora esteja oficialmente morto, o OS/2 ainda é utilizado por algumas empresas e alguns grupos de entusiastas. Em 2005 a Serenity comprou os direitos sobre o sistema, dando origem ao eComStation, um sistema comercial disponível no http://www.ecomstation.com/.

Fonte: http://www.guiadohardware.net/termos/os-2
Gabriel Gugik escreveu: Saudosismo com o OS/2
Postado originalmente na: terça-feira, 14 de outubro de 2008

O Sistema operacional OS/2, desenvolvido pela IBM, é provavelmente um dos mais antigos do mercado, já possuindo dezoito anos desde a data do lançamento de sua primeira versão, descontinuado em 2001. O seu uso é restrito a grandes corporações, as quais ainda mantém esse sistema pela questão da compatibilidade com o aplicativos utilizados. Entretanto, várias instituições, como alguns bancos, estão migrando lentamente do OS/2 para o Windows e Linux.

Contudo, no ano de 2001, a IBM concedeu a autorização à Serenity Systems para a venda e distribuição do eComStation, sistema operacional fortemente baseado no OS/2, destinado para consumidores finais e estudantes.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/726-conh ... ionais.htm
Kratthos Kowalsky escreveu: O eeePC e o OS/2 Warp
Postado originalmente no dia: 07/03/2008

Imagem

É exatamente o que você leu, o eeePC além de barato (não tanto como nos outros países), é 100% funcional com o OS/2 Warp (versão 4 com o Fixpack 15) e com o eComstation 2.0 RC4.

Fiquei apaixonado e indignado ao mesmo tempo, onde foram parar a cabeça desses entusiastas? Eu que a apenas alguns dias tinha comentado em executar uma proeza dessas com meu estimado entusiasta o "D.O.", não é para meu espanto, alegria e indignação (afinal tive a idéia em um dia e no outro saber que está funcionando é difícil) que vejo num fórum, gringo obviamente, que um usuário comprou um eeePC (da ASUS), e decidiu fazê-lo rodar com OS/2 Warp e eComstation.

Imagem

Acompanhando o pessoal do forum.eeeuser.com, descobri que o usuário "Sigurd" instalou o eComstation 2.0 RC4, e o OS/2 Warp 4 juntamente com o FP15. O melhor foi ler que além de instalar num flash-disk, o OS/2 no flash-disk de 4GB interno e o eComstation num SD-Card externo, ele conseguiu fazer com que todo o hardware fosse reconhecido com muito custo é claro, mas com muita vontade, ele postou as fotos e a maneira com que conseguiu instalar, postarei aqui o link original, mas também traduzirei na medida do possível.

O que me intrigou mais foi o como e não o porque, afinal o OS/2 Warp 4 utiliza-se de disquetes para bootar, como eu ainda não sei, tenho que ler mais e me aprofundar nos posts do fórum e ir traduzindo aos poucos com mais detalhes o que foi realizado.

Pelo que pude observar, existiram poucos problemas como som, no eComstation resolvido posteriormente com alguns passos:

- Instalando o som do eeePC no eComstation:

1. Uma vez instalado o eCs 2.0 RC 4 (deve funcionar eCs 1.2R e OS/2 Warp 4 FP 15) em um cartão SSD interno (foi testada a instalação sobre um SD card).

2. Instale o UNIAUD 1.14 RC4 (ultima versão de edição) usando o install.cmd que vem no pacote.

3. Antes do reboot: copie o arquivo uniaud32.sys Version 1.1.3, dated 9.7.2006 para o diretório C:\mmos2\ trocando o arquivo que já está no diretório (lembre-se troque a unidade C: de acordo com sua letra de boot).

4. Reboot.

5. Divirta-se!

Imagem

Além disso, ainda no eeePC utilizando o driver de vídeo Panorama juntamente com o widescreen 0.7 fez com que o eComstation rodasse perfeitamente no eeePC, entrarei em detalhes da instalação com mais alguns retoques, com meu próprio eeePC!!!!!

Fonte: http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?id=5213&p=1

Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/8075592@N05/

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=1f12cNJnhio

http://www.youtube.com/watch?v=WUYioajJ5TQ

http://www.youtube.com/watch?v=ge7HFP4706M

Caso tenham interesse e como este foi meu primeiro post aqui no Viva o Linux, acessem e comentem também no http://warpcoe.com.br/.

Obrigado a todos pela compreensão.

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-e ... OS-2-Warp/
Fórum em Inglês e Russo sobre o eComStation: http://forum.ecomstation.ru/

E ainda temos atualmente (11/09/09) os seguintes aplicativos da Mozilla para o OS/2:

* Firefox 3.5.3;
* Firefox 3.5.4 pre en-US (Shiretoko) nightly;
* Firefox 3.6 alpha 1;
* Firefox 3.6 alpha 2 pre en-US (Namoroka) nightly;
* SeaMonkey 1.1.18;
* SeaMonkey 2.0 pre nightly;
* Thunderbird 2.0.0.23;
* Thunderbird 3.0 Beta 4 pre en-US nightly.

Todos disponíveis para Download aqui: http://www.mozilla.org/ports/os2/

Além do OpenOffice.org 2.0.4, como detalhado nos links: http://www.ecomstation.com/news.phtml?a ... ws&id=2032 e http://www.ecomstation.com/openoffice.phtml.

Baixe gratuitamente o CD de demonstração do eComStation no site oficial: http://www.ecomstation.com/democd/

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Avatar do usuário
SuporteTecnicoID
Administrador
Mensagens: 981
Registrado em: 11 Out 2009, 16:07
Localização: São Paulo, Alto da Moóca
Contato:

Re: IBM OS/2 e eComStation - Tópico Oficial

Mensagem: # 131Mensagem não lida SuporteTecnicoID »

Neste tempo, era bom a competição entre sistemas.....até começar a robalheira.....

;) ;) ;)
Atenciosamente...

SuporteTecnicoID
http://www.indexdata.com.br
Linux KDu - Fácil, agradável, similar, inovador, e repleto de recursos para sua real Liberdade.
Participe, contribua, incentive, utilize, distribua, critique, patrocine...faça sua parte ao mundo Linux Use Linux, Seja Livre, use GNU/Linux KDu
T.O.L.K. - Treinamento Operacional Linux KDu - Venha se especializar no uso dele.
Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador
Mensagens: 140
Registrado em: 11 Out 2009, 01:42
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: IBM OS/2 e eComStation - Tópico Oficial

Mensagem: # 423Mensagem não lida Igor Isaias Banlian »

Estaria a IBM considerando a volta do OS/2?
Escrito por: Coimbra. Publicado em: 20 de Abril de 2010.
Imagem

Dia 12/04 li uma notícia que me fez pensar nos bons tempos do software quando era usado fora do M.I.M.O.T. (Media Player, Internet, MSN, Orkut e Twitter). Uma integradora da “Big Blue”, gigante da computação e sistemas, jura que há um andamento dentro da IBM para reintroduzir o Sistema Operacional OS/2 – venerado por alguns, criticado por muitos – sistema que acabou ruindo devido a uma falta de “feeling” de marketing há mais de 10 anos atrás. Isto foi ouvido dentro da própria Big Blue.

Isso não vai significar nada para uns novatos que não se lembram da guerra travada dos Sistemas Operacionais entre a IBM e a Microsoft após a sua elaboração conjunta na construção do OS/2 que pouco tempo depois desmoronou. Executado em ambos os PCs e Servidores, o OS/2 foi orientado a objetos e CORBA-Compliant, poder de multitarefa preemptiva e exibia uma interface gráfica muito elegante. Muitas pessoas gostaram do “OO Workplace Shell GUI”.

Por que alguém iria querer serviços para OS/2 a esta altura do campeonato?

De acordo com a integradora, o plano inicial da IBM é propor “serviços” para OS/2 em cima de um núcleo Linux. A pergunta óbvia é por quê? E a resposta é, apesar das pancadas no Windows, lojas da IBM ainda rodam um pouco de OS/2 – não que eles tenham anunciado o fato. Em teoria, essas empresas podem utilizar o “Linux-OS/2″ para substituir as instalações velhas com o mínimo de interrupção.

Grupos de interesse que incluem “AS/400″, e os usuários que amam AS/390, “OS/2 Communications Manager”, SNA [Systems Network Architecture] e conectividade mais recente estilo LU / PU, mesmo em algumas sub-redes APIPA [Automatic Private IP Addressing] isoladas”, disse a integradora.

“Há obstinados pelo OS/2 e ainda muitos clientes executando o OS/2 legado em caixas, na Net ou por trás de Firewalls da empresa”, disse ele. Ainda assim, o número é pequeno comparado com o Windows, Unix e Linux instalados nessas bases.
Ponto: OS/2 remodelado não é uma má ideia para as lojas "Big Blue", curiosamente os profissionais de TI que foram convidados para comentar o assunto não vão cair no chão a rir com a perspectiva de um OS/2 remodelado.

Frank Basanta, o COO de soluções de sistemas em Nova York, disse que a interface gráfica do usuário de OS/2, o Presentation Manager, pode facilmente se tornar uma rival de peso para KDE e Gnome do mundo Linux.

Se a IBM queria ter outra corrida contra a Microsoft no mercado de Desktops – e acredite, ainda existem pessoas feridas do passado - que vá em frente. Esta poderia ser uma maneira de tornar o Linux mais “user friendly” e melhor difundido. A razão pela qual as pessoas usam o Windows e o Mac é que eles são fáceis de usar. Um dos últimos obstáculos para a adoção em larga escala de Desktops Linux é a facilidade de uso semelhante, disse ele.

Prestar serviços sobre o Linux tem precedente. A Novell essencialmente fez a mesma coisa com o NetWare, mergulhando seus serviços sobre OpenSUSE Linux Enterprise Server alguns anos atrás.

O pessoal de software da IBM não fez nenhum comentário. Um membro da IBM disse que não tinha ouvido absolutamente nada sobre isso, mas reconheceu que a IBM é uma empresa grande, com muitos eleitores. Resumindo: Quem sabe o que está acontecendo em cada grupo?
Contraponto: Não há razão para remodelar (ou refazer) o OS/2, quando questionado sobre um renascimento potencial do OS/2, no entanto, um veterano das guerras (OS/2 X Windows) gargalhou. “Por que alguém iria querer serviços para OS/2 nesta altura do campeonato? São mais de 10 anos de idade.”

Mas mesmo ele admite que não há como dizer o que está acontecendo no fundo da gigante da computação.

“Olha, eu tenho certeza que alguém da IBM está lutando pela batalha de idade. … Alguém que quer e espera que isso aconteça. A questão é: Essa pessoa tem o poder de fazer isso acontecer? Eu duvido”, disse ele.

Rosen suspeita que a verdadeira história é que a IBM ofereça ainda o eComStation (o descendente do OS/2 mantido pela Serenity Systems International) e que o eComStation poderia estar sendo reescrito para rodar sobre Linux.

Leia a notícia original da Search DataCenter.

Fonte: http://warpcoe.com.br/2010/04/estaria-a ... ta-do-os2/


Texto adaptado por Igor Isaias Banlian para corrigir erros!

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Responder