Parametros de Boot - CheatCodes do Kernel

Leia e poste aqui documentação, artigos e dicas para o KDu.
Avatar do usuário
SuporteTecnicoID
Administrador
Mensagens: 981
Registrado em: 11 Out 2009, 16:07
Localização: São Paulo, Alto da Moóca
Contato:

Parametros de Boot - CheatCodes do Kernel

Mensagem: # 674Mensagem não lida SuporteTecnicoID »

Parâmetros de boot ou cheatcodes são variações do comandos possíveis que serão passados ao kernel do KDuXP para que ele passe por barreiras do boot para determinada necessidades num hardware e poder inicializar.

Os Cheatcodes são usados para passar opções ao Kernel do KDuXP para ajudar a ultrapassar estes problemas com hardware que não suportem as inicializações do KDuXP.

Você deverá digita-los na tela de boot pelo CD ao pressionar TAB na opção escolhida ( Normalmente a 1ª ou 2ª. ).

Exemplo na 1ª e 2ª opção:
live
append file=/cdrom/preseed/custom.seed boot=casper initrd=/casper/initrd.gz quiet splash vga=788 --

xforcevesa
append file=/cdrom/preseed/custom.seed boot=casper xforcevesa initrd=/casper/initrd.gz quiet acpi=off noapic splash vga=788 --

Opções

Configuração de vídeo:
90% dos problemas são causados pelo mal funcionamento em Linux com o que se refere a Monitor e ou Placa de Vídeo.
Os parâmetros possíveis nestes casos são muito amplos e alguns deles seguem aqui.

irqpoll: Esta opção requisita que o BIOS deverá controlar as interrupções da sua máquina, é a opção ideal quando a maquina apresenta problemas para reproduzir músicas, vídeos e processamento "continuo" em geral, isso costuma solucionar problemas na detecção de placas Wireless, e ajuda na detecção de hardware de alguns notebooks. Esta opção soluciona problemas com placas de som que ficam com o som repetindo.

all-generic-ide: Esta opção soluciona problemas na detecção de HDs/CDROMs/etc, requisitando ao BIOS para controla-los.
Note que isto diminuirá o desempenho.

all-generic-ide irqpoll: Esta é uma opção que requisita ao Kernel que deixe o controle das interrupções e de detecção de HDs para o BIOS, o desempenho é ainda menor. Excelente quando HDs/CDROMs, não são detectados de forma alguma.

noacpi(Não usar acpi=off): Isto pede ao Texas Flood que não ative o sistema de acpi na sua máquina. Resolve problemas de boot, como o bug da tela preta.

Alguns NoteBooks como Amazon vem com parâmetros na Bios que acabam inibindo o Boot do Linux:
Atenção: Ao desativar este recurso o sistma não dara mais Boot pelo Pendriver, nestes casos voce simplesmente podera usar o KDu-Boot ( CD ) que chamara o Boot forçosamente pela USB.
USB Bios Legacy Support [ENABLE]
mude para:
USB Bios Legacy Support [DISABLE]
Ao abrir o desktop vemos que imagens e cores falham, então também deve ser adicionado o parâmetro: nomsi no boot

noapic: Isto corrige problemas com BIOS bugados que atribuem os IRQs incorretamente(computadores com componentes de baixo custo só irão funcionar com essa opção).

pci=biosirq
: Requisitar ao sistema para usar os IRQs do bios na detecção de placas PCI.
apm=off acpi=off noapic noapm noacpi nopcmcia nomsi nosmp pnpbios=off nomce all-generic-ide
ou
apm=power-off pci=noacpi apci=off pci=nomsi pci=biosirq irqpoll

APM - Advanced Power Management: Esse comando de inicialização do x86 desativa o Gerenciador Avançado de Energia. É útil porque algumas BIOS têm erros no gerenciamento de energia e tendem a travar

ACPI - Advanced Configuration and Power Interface: desliga o recurso, responsável pela configuração e gerenciamento de energia no computador. É usado em notebooks e desktops para, por exemplo, colocar o computador em estado de hibernação. Algumas placas simplesmente têm uma implementação furada da ACPI ou precisam de configuração especial pra funcionar corretamente. Outras placas, por outro lado, precisam do parâmetro acpi=force porque têm problemas se o ACPI não estiver ativado.

APIC - Advanced Programmable Interrupt Controller é um controlador de interrupções integrado no processador. Esse comando de inicialização do x86 diz ao kernel para não utilizar o chip APIC. Pode ser útil para algumas placas-mãe com um APIC danificado (como o Abit BP6) ou com um BIOS cheio de erros. Sistemas baseados nos chips nForce3 da NVIDIA (como o ASUS SK8N) foram conhecidos por cairem durante a detecção do IDE no momento da inicialização ou por apresentarem outros problemas de interrupção na entrega

PCMCIA - Esse comando ignora qualquer controlador PCMCIA no sistema, que geralmente são de notebook/laptop pelo que sei

NOSMP - Desativa o suporte da placa mãe a multiprocessamento e hyperthreading. Alguma placas sequer têm um segundo processador, mas são esquizofrênicas, acreditam que têm e reclamam bem alto se você não concordar com elas, no entanto se a sua tiver 2 processadores, ela ira ficar somente com 1 ativo.

No Lugar do Nosmp, pode-se tentar usar outros como:

clocksource=jiffies
ou
clocksource=jiffies pci=nommconf
ou
idle=poll ou idle=mwait
ou
pci=assign-busses apicmaintimer idle=poll reboot=cold,hard
ou
acpi=off noapic
noapic nolapic pci=assign-busses apicmaintimer idle=poll reboot=cold,hard

acpi=force
acpi_osi="!Linux"
acpi_os_name=Linux
acpi_os_name="Windows 2006"
acpi_os_name="Microsoft Windows XP"
acpi_os_name="Microsoft Windows 2000"
acpi_os_name="Microsoft Windows 2000.1"
noirqpoll nosmp
[table][tr][td][/td][/tr][/table]PNPBIOS=OFF - Desliga o recurso plug-and-play do barramento ISA. Isso resolve nos casos em que a placa-mãe acha que é uma boa idéia reservar um monte de interrupções para dispositivos não existente ou interrupções que deveriam ficar com dispositivos on-board no barramento PCI

PCI=BIOSIRQ: Esta é mais uma opção que resolve problemas de detecção da placa de rede ou som em algumas máquinas. Ela faz com que o sistema siga a configuração de endereços definida pelo BIOS, ao invés de usar o procedimento normal de detecção.


IRQPOLL
: Esta opção modifica a forma como o sistema detecta os dispositivos da máquina, corrigindo uma série de problemas em micros e notebooks recentes. Ela é necessária para o wireless funcionar em diversos notebooks Acer com placas Broadcom, resolve problemas relacionados com a placa de som ou com placa de rede em diversas configurações e soluciona um problema relacionado à detecção de HDs SATA em placas baseadas no chipset K8T890 (como a Asus A8V-E), entre outras. Esta opção causa poucos efeitos colaterais, de forma que você pode usá-la (inclusive combinada com outras opções) sempre que perceber que algo está errado.

ALL-GENERIC-IDE: Esta opção soluciona problemas de compatibilidade com as controladoras IDE ou SATA de algumas placas-mãe, sobretudo nas placas com o infame chipset SiS 761GX/965L (ao usar um HD SATA), como a PC-Chips K8 A31G. Esta opção deve ser usada em casos onde o sistema não consegue detectar os HDs do micro (o que além de impedir que você acesse os arquivos, impossibilita a instalação). Ao usar a opção de boot, o sistema utiliza um modo de acesso genérico para os HDs, o que resolve o problema em 90% dos casos, embora cause uma certa redução no desempenho do HD.
Atenciosamente...

SuporteTecnicoID
http://www.indexdata.com.br
Linux KDu - Fácil, agradável, similar, inovador, e repleto de recursos para sua real Liberdade.
Participe, contribua, incentive, utilize, distribua, critique, patrocine...faça sua parte ao mundo Linux Use Linux, Seja Livre, use GNU/Linux KDu
T.O.L.K. - Treinamento Operacional Linux KDu - Venha se especializar no uso dele.
Imagem Imagem Imagem
Responder